Nos últimos dias, ouvimos muitos alertas sobre a série ROUND 6. É importante destacar que diversos conteúdos como: Violência, sexo, palavras de baixo calão acabam passando despercebidos
todos os dias, diante dos nossos olhos, frente aos “nossos pequenos”. Esses conteúdos, não aparecem somente em séries mas, em filmes e nos tão ingênuos desenhos animados!
A peppa pig com seu jeito fofinho e uma cor admirada pelas meninas, entrou no lar de muitas famílias. Pense numa porquinha desrespeitosa! E o Pica-pau? Que sempre tirou vantagens em tudo. Por detrás de pequenas características, podem existir grandes significados: Um pássaro pequeno, com uma postura admirada e um colorido encantador. Se mostra muito preguiçoso, esperto e faz tudo o que quer. Sem contar que ele tem um poder de manipulação incrível! No subconsciente, registramos tudo que não é racional. Ou seja, tudo o que você conseguir impregnar, o mesmo aceitará como verdade. Por volta dos seis anos de idade, o ser humano não sabe diferenciar certo ou errado. Ele acredita naquilo que melhor lhe convém! Um exemplo é que nessa idade acreditamos em papai Noel, coelhinho da Páscoa e etc. Afinal, se eu não acreditar, serei punido(a), os benefícios (chocolates e presentes)não vem! Por conta de coisas simbólicas, acabamos criando crenças que levamos para fase adulta. Ou seja, se nos é ensinado que o crime é o único caminho, que fantasmas existem e que também podemos nos beneficiar tentando convencer o outro que nosso ponto de vista é o correto, levaremos ao insconsciente e teremos padrões de comportamentos nos quais jamais entenderíamos se não fizéssemos psicoterapia.
Muitos desses desenhos, filmes e séries tem a ver com a realidade da criança. Pensa comigo: “Quando ela está brincando e é chamada para tomar banho, ela fica furiosa, porque estão tirando-a de um momento de prazer.” Ninguém aceitaria ser privado do prazer, do curioso, mas, desejaria entender que se um dia o pernalonga deixou de aparecer com a cenoura, é porque algo aconteceu. Mas, mesmo assim, ele nunca deixaria de ser o perna longa! O que você tem conversado com seu filho sobre a série ROUND 6? O que você tem explicado para ele? Você não fala sobre isso?
Estabelecer limites é importante, ter uma comunicação clara com direcionalidade adequada é eficaz. E o que isso tem a ver com ROUND 6? O segredo é estabelecer vínculo com a criança e o adolescente para que ele não seja levado por curiosidade e por modinha, e fique sem entender o porque não pode. As vezes pode! O segredo é atentar para que a criança e o adolescente não tenha padrões de comportamentos inadequados, reproduzindo aquilo que se ver. É importante perguntar como eles enxergam aquilo! É importante falar o que você pensa sobre isso! Acompanhar o que seu filho assiste é acima de tudo, acompanha-lo além da vida. ROUND 6 vai acabar, e outras series, desenhos e filmes serão lançadas. O que você vai fazer com isso, é o que realmente importa.
Dra Cristiane Rodrigues
Psicóloga
Colégio Ieprol, grandes escolas mudam vidas!